A CONFRARIA E O MOTO CLUBISMO.
17/06/2021 11:38 em VARIEDADES

Como pertenço há muito tempo à Confradia Mundial 100 km/h - Bikers Around The World, julguei interessante e pertinente expor aqui a origem das Confrarias, bem como do termo Confraria.

Antes porém, devo explicar que pertenço a uma Confradia pelo fato de a mesma se ter originado no extremo sul da Patagonia Argentina,  mais propriamente no Ushuaia, na Província de Tierra del Fuego, e no idioma espanhol Confraria é Confradia.

Dito isso, vamos ao que significa Confraria (Confradia):

Confraria é um grupo de pessoas que se associa em torno de interesses ou objetivos comuns, seja o mesmo ofício, a mesma profissão, modo de vida ou religiosos ou espirituais.

O termo origina-se da Idade Média, a referir-se a associações religiosas ou laicas, que se reuniam com a dupla finalidade - espiritual e assistencial. Muitas confrarias medievais instituíram pequenos hospitais que, naquela época, não passavam de modestas casas (ou albergarias) para o recolhimento de peregrinos.

Hoje é comum o uso do termo confraria para associações de pessoas com interesses comuns, como as confrarias gastronômicas, confrarias do vinho ou da cerveja ou ainda outros objetivos.

Se procurarmos em qualquer dicionário o significado de Confraria, encontramos, normalmente, as seguintes definições: «Associação com fins religiosos», «Associações antigas que eram constituídas por pessoas que tinham o mesmo ofício» e/ou «Conjunto de pessoas que exercem a mesma profissão ou têm o mesmo modo de vida».

As confrarias [designação proveniente do étimo latino confraternitas, ou do francês confrére] eram/são irmandades laicas ou religiosas de múltipla vocação assistencial e espiritual, cuja origem se pode encontrar na Idade Média portuguesa. Suas raízes remontam aos collegia romanos e às guildas germânicas.

As confrarias religiosas, para além da prática de atos de culto e sufrágio de almas, tinham ainda a reunião anual dos seus confrades, a assistência (através dos bens comuns da irmandade), aos que empobrecessem, a visita aos doentes e a solidariedade na morte, além de lhes ser reconhecido o papel de mediador nos conflitos entre os respectivos membros.

As confrarias laicas ou corporativas, nascidas da solidariedade profissional e dos imperativos coletivos definidos pelos mesteirais, tinham como finalidades essenciais os socorros mútuos e defesa comum, a arbitragem corporativa, a assistência na doença, pobreza e velhice, assim como a velada, o sepultamento e o sufrágio das almas dos seus confrades.

Por: Marcos Martins Marcão

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!